O governador Mateus Simões anunciou, nessa terça-feira (16/6), durante a cerimônia de transferência provisória da capital do Estado para Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a expansão do projeto de climatização escolar.
“Estamos dando hoje mais um passo importante para garantir um ambiente de aprendizagem mais confortável e adequado para os estudantes mineiros. Determinei a compra de mais 20 mil equipamentos de ar-condicionado para climatização das nossas salas de aula da região Leste, Nordeste e Norte. Com isso, mais de 890 escolas estarão completamente climatizadas, garantindo ambientes mais adequados para o ensino, especialmente em regiões mais quentes”, destacou Mateus Simões.
A iniciativa, com previsão de conclusão ainda em 2026, vai garantir conforto térmico e melhores condições de aprendizagem para estudantes e profissionais de 893 instituições da rede estadual em diversas regiões do estado.
Serão contempladas, inicialmente, 84 escolas na região Central; 416 na Norte; 18 na região Sul; 54 no Triângulo Mineiro; 296 no Vale do Aço e 25 na Zona da Mata, alcançando mais de 25% das escolas estaduais.
O Governo de Minas vai investir R$ 81 milhões na aquisição dos aparelhos. Também estão previstos outros recursos em adequações estruturais necessárias para o funcionamento dos sistemas de climatização, incluindo modernização das redes elétricas das unidades, quan-do necessário, além da padronização técnica das instalações em toda a rede estadual, garantindo eficiência e segurança

