Longe de ser apenas um “líquido vermelho, viscoso, que circula nas artérias e veias bombeado pelo coração, transportando gases, nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo”, como descreve o dicionário, o sangue representa vida e esperança.
Em uma doação, são retirados, em média, 450 ml de sangue. Após os procedimentos de tratamento, testes e separação dos hemocomponentes, uma única bolsa se transforma em outras quatro: uma de hemácias, uma de plaquetas, uma de plasma e outra de crioprecipitado. Por isso, até quatro pessoas podem ser beneficiadas por uma única coleta.
Com esse propósito, a Câmara Municipal de Contagem realizou, nesta terça-feira (16/06), mais uma campanha de doação de sangue em suas dependências, em celebração ao Junho Vermelho — mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa reuniu voluntários e profissionais da Hemominas em uma grande rede de solidariedade. Para receber os participantes, uma estrutura especial foi montada no estacionamento da Casa.
Segundo o presidente da Câmara, Bruno Barreiro, a edição deste ano contou com capacidade ampliada para atender ao crescente número de interessados. Mais de 160 pessoas se inscreveram para participar da campanha, demonstrando o fortalecimento da iniciativa a cada ano.
Outra novidade foi a destinação das bolsas coletadas. Em 2026, o material arrecadado será utilizado para reforçar os estoques do Complexo Hospitalar de Contagem. Ainda de acordo com o presidente, cada edição da campanha também reforça a necessidade da implantação de um posto fixo de coleta de sangue no município. “Infelizmente, ainda não é uma realidade nossa um ponto de coleta na nossa cidade, mas em breve, com essa união de todos, nós teremos”, afirmou.

